Você sabe o que é o tereré?

O tereré, que tem origem Guaraní, é uma bebida tradicional, e muito apreciada, do Paraguai. Chegou a receber um dia para ser comemorado, o último sábado de fevereiro, e se tornou um patrimônio cultural nacional.

Não é só o Paraguai que morre de amores pela bebida, sendo também consumida na Argentina, Bolívia e em alguns estados brasileiros. Aqui a conhecemos como chimarrão. Sabe aquela bebida feita com erva mate e muito apreciada no Sul? Então, é essa mesma. Embora o chimarrão e o tereré sejam a mesma bebida, a forma de servi-las é diferente: esta é servida gelada, e aquela, quente.

Cf.: O uso de este e aquele

A palavra usada em português, chimarrão, vem do espanhol cimarrón, que na Argentina e no Uruguai é o mate amargo, ou seja, o mate cevado sem açúcar.

O recipiente usado para servir a bebida é a guampa, que é uma vasilha feita com parte de chifre bovino. Atualmente esse recipiente pode ser feito com outros materiais, embora o nome tenha sido conservado. No Brasil também é usada a cuia. Além da guampa, outro item importante é a bombilha [bombilla] ou bomba, que é um canudo de metal, geralmente feito de prata, que serve para sugar a bebida.


Que tal aprender de uma maneira divertida? Curta! Comente! Compartilhe esta ideia!

Opções não faltam! Siga-nos aqui:

Copy of 10000 likes plz Copy of Twitter Instagram Pinteresttumb Youtube 22 tons latinos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s